Toca, Restaurante e Tapas

22:12:00

Olá leitores, sejam bem-vindos ao post desta sexta-feira!
Venho partilhar convosco a minha opinião sobre o Restaurante Toca que fica em Ovar, mesmo em frente à Câmara Municipal.


Fui lá com o meu marido no passado Sábado dia 25, e foi uma experiência tão boa que tinha mesmo de partilhar convosco!

O espaço é lindo, muito bem decorado e com uma decoração única e atraente!
Quadros, utensílios típicos de cozinha pendurados pelas paredes, decoração rústica, pedra na parede e um ambiente muito íntimo e acolhedor, são estas particularidades que podem esperar para vos receber na TOCA.

O João não conseguiu tirar fotos a todos os pormenores, portanto, visitem: Praça da República nº37, Ovar, e não se irão arrepender, isso é uma garantia nossa.


Como se costuma dizer, "eu não sabia ao que ia" e o que me podia esperar, então quando fomos recebidos pelo sr. Pedro, o responsável por este acolhedor restaurante, foram-nos sugeridas Tapas.
Ora como nem eu nem o João tinhamos experiência com este tipo de prato, o João tomou a palavra e disse apenas "Surpreenda-nos!"
Para quem se esteja a perguntar sobre o que serão as tapas, consistem em aperitivos servidos em bares e restaurantes em Espanha maioritariamente, fazendo-se acompanhar por uma bebida, com álcool ou não.

No nosso caso, fomos para uma bela sangria de Vinho Branco, recomendada pelo chefe!
Que surpresa tão boa que tivemos!
A Sangria estava tão boa e fresquinha, que não deu para evitar pedir uma segunda jarra.


Começou por nos ser servido um Couvert de azeitonas com alcaparras e queijo Feta marinado. Tudo com um aspecto delicioso e um sabor ao nível.

Estava tudo muito bom e com um sabor divinal, até eu que não sou de todo apreciadora de queijo, gostei deste que me foi servido.



Após esta deliciosa entrada, chegou um belo "Twist de camarão e sweet chilli" que foi de comer e chorar por mais.
Super crocantes, e o molho foi essencial nesta mistura, para dar um toque, que  nos fizeram lembrar sushi, uma cozinha tanto adoramos.



O "Polvo Panado AÏOLI" fez-se acompanhar com o molho AÏOLI que é um molho típico na culinária francesa (interessante não é?).
Muito bons estes panados, e crocantes.
Escusado será dizer que comemos tudo e como de costume, o João comeu mais do que eu (*risos*), e como o molho era bom demais para ir para trás, teve de se aproveitar o pão para alguma coisa.


Já ouviram falar em presunto com ovos?
Decerto que já! E este posso-vos dizer...melhor dizendo, o João pode-vos dizer, pois ele ficou completamente apaixonado por este prato: "este pura e simplesmente foi a melhor versão de presunto com ovos que comi em toda a minha vida, olha-me estes pormenores, olha-me estes cogumelos e este tomate!" Palavras ditas no momento que eu vá, de laguma forma acabei por fixar, porque sim "Ovo Roto à Taco" consiste mas típicas fatias de presunto que se fazem acompanhar por batata frita artesanal com cogumelos, tomate seco e a dar o toque final, um ovo escalfado no topo, tudo isto acompanhado por um tempero à Toca.


Uma nova iguaria chega à mesa e este deixou-nos bem na dúvida do que seria, mas tinha um aspecto tão bom! Posteriormente questionei o que era e foi-me dito: "Carpaccio de Novilho".
Nunca tinha provado nada do gênero, mas é muito bom, e acompanhado com a rúcula, ficou divinal. E nada mais vos posso dizer, pois é daquelas iguarias que a foto fala por si mas o paladar ainda fala mais.


"Folhado de Queijo de Cabra" foi-nos servido quentinho, e foi o prato que despertou no João um prazer a comer, que mais um pouco, e ele pedia outro igual, mesmo já estando de barriga no culminar de uma explosão estomacal pois não é todos os dias que o João come algo que o faz sentir que está a comer uma peça de arte!
A combinação do folhado com o queijo de cabra pulvilhado com sementes de papoila (que o João até hoje insiste que seriam pepitas de chocolate) e a compota, deu em enorme destaque neste "prato" e um sabor de "comer e chorar por mais"!
Aliás, o João estava a comer e eu só o ouvia a dizer "esta junção de sabores é uma obra de arte!"


A finalizar este maravilhoso conjunto de pratos com tapas, foi servido "Fillet Mignon em bolo do caco" acompanhado por batata frita doce.
Apesar de não ser-mos de todo pessoas que apreciem carne bovina, gostámos da forma como a mesma foi confecionada no TOCA. Estava com um ótimo sabor e o grelhado no ponto.
Sobre a batata frita doce, nada acrescentar, estava ótima.



Para terminar este maravilhoso jantar que já ia longo, foi servido como sobremesa, o ilustre "Pão de ló de Ovar", quem não conhece? É O MELHOR Pão de Ló que existe em Portugal, e que algum dia irão provar.

Café e até uma próxima TOCA, Restaurante & Tapas.



E foi esta a publicação nesta sexta-f à noite, eu espero que tenham gostado desta minha partilha!
Peço desculpa pela fraca qualidade das fotos, mas não estava de todo a contar fazer post, mas perante uma experiência tão boa, tinha mesmo que ser.

Para Agosto, que é o mês do aniversário do João, será para repetir um jantar destes.

Até um próximo post.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar desse restaurante, mas deve ser bastante boas essas comida, gostei de conhecer a tua opinião
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Pelo aspecto (fotos) parece ser um restaurante muito agradável. A comida tem muito bom aspecto
    .
    Bom fim-de-semana
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Quero mesmo ir lá! Parece tudo tão delicioso 😊 Mal posso esperar pelo dia 😄

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que alguém encheu bem a barriguinha!
    A Toca é um nome tão interessante como o interior do restaurante, parece confortável, sem grandes modernismos de arquitectura, mantendo o prédio tradicional em Ovar! Muito bom!

    ResponderEliminar
  5. A comida tem um aspeto divinal! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar

“As portas abrem-se diante de uma firme determinação. É ela que transforma o sonho em realidade.”